quarta-feira, 2 de abril de 2014
Dia Internacional do Livro Infantil - 2 de abril
"Imagina as nações através das histórias"
No dia 2 de abril, a PB Ana Neves dinamizou uma sessão de leitura para os alunos do pré-escolar, S1 e S2, da EB/JI Comendador Ângelo Azevedo.
"Queres brincar comigo? foi a obra selecionada para assinalar esta data.
CARTA ÀS CRIANÇAS DE TODO O MUNDO
Os leitores perguntam muitas vezes aos escritores como é que escrevem as suas histórias – de onde vêm as ideias? Da minha imaginação, responde o escritor. Ah, sim, dizem os leitores. Mas onde fica a imaginação, de que é que ela é feita, e será que todos temos uma?
Bem, diz o escritor, fica na minha cabeça, claro, e é feita de imagens e palavras e memórias e vestígios de outras histórias e palavras e fragmentos de coisas e melodias e pensamentos e rostos e monstros e formas e palavras e movimentos e palavras e ondas e arabescos e paisagens e palavras e perfumes e sentimentos e cores e ritmos e pequenos cliques e flashes e sabores e explosões de energia e enigmas e brisas e palavras. E fica tudo a girar lá dentro e a cantar e a parecer um caleidoscópio e a flutuar e a pousar e a pensar e a arranhar a cabeça.
Claro que todos temos uma imaginação: se assim não fosse, não seríamos capazes de sonhar. Contudo, nem todas as imaginações são feitas das mesmas coisas. A imaginação dos cozinheiros tem sobretudo paladares, e a dos artistas mais cores e formas. Mas a imaginação dos escritores está cheia de palavras.
E nos leitores e ouvintes das histórias, as imaginações fazem-se com palavras também. A imaginação do escritor trabalha e gira e molda ideias e sons e vozes e personagens e acontecimentos numa história, e a história é apenas feita de palavras, batalhões de rabiscos que marcham ao longo das páginas. E depois chega o leitor e os rabiscos ganham vida. Ficam na página, parecem ainda rabiscos, mas também brincam na imaginação do leitor, e o leitor começa igualmente a desenhar e a rodar as palavras de modo a que a história se crie agora na sua cabeça, tal como tinha acontecido na cabeça do escritor.
É por isso que o leitor é tão importante para a história como o escritor. Há apenas um escritor para cada história, mas há centenas ou milhares ou mesmo milhões de leitores, na própria língua do escritor ou traduzida para muitas línguas. Sem o escritor, a história nunca teria nascido; mas sem os milhares de leitores em todo o mundo, a história não viveria todas as vidas que pode viver.
Cada leitor de uma história tem alguma coisa em comum com os outros leitores da mesma história. Separadamente, mas também em conjunto, eles recriam a história do escritor com a sua própria imaginação: um ato ao mesmo tempo privado e público, individual e coletivo, íntimo e internacional. Isto deve ser o aquilo que o ser humano faz melhor.
Continua a ler!
Siobhán Parkinson
Autora, editora, tradutora e distinguida com o Laureate na nÓg (Children’s Laureate of Ireland).
Tradução: Maria Carlos Loureiro
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
PÁGINAS
Revista n.º 1 AVCOA - Tema "Bibliotecas Escolares"
Ano Internacional da Agricultura Familiar
Ano europeu do cérebro

Mudar a forma como os europeus pensam sobre os seus cérebros O Conselho Europeu do Cérebro comprometeu a fazer 2014 o Ano Europeu do Cérebro. Esta iniciativa rapidamente ganhou apoio significativo de mais de 200 organizações que representam pacientes, comunidades científicas, profissionais de saúde e da indústria em todas as áreas de distúrbios cerebrais. Combinado com o apoio de um número de comissários europeus, o projeto também recebeu apoio significativo e entusiasta de dentro do Parlamento Europeu e os Estados-Membros da UE. Ao lançar o Ano do Cérebro na Europa em 2014, um programa para sensibilizar e educar, pretendemos ter um impacto significativo por desafiar as percepções atuais.
Siga-nos no Twitter
"Amor de Perdição" - 150º aniversário
Dia da Internet Segura

5 de fevereiro
Conversor Ortográfico
Bookcrossing

O Bookcrossing é um clube de livros global, que atravessa o tempo e o espaço. É um grupo de leitura que não conhece limites geográficos. Os seus membros gostam tanto de livros que não se importam de se separar deles, libertando-os, para que possam ser encontrados por outros.
A minha Lista de blogues
2011 - Ano Internacional das Florestas

A Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) adoptou a Resolução A / RES / 61/ 93 em 20 de Dezembro, declarando 2011 como Ano Internacional das Florestas.
BIBLIOTECA ESCOLAR EB CAA
"A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade actual, baseada na informação e no conhecimento. A biblioteca escolar desenvolve nos alunos competências para a aprendizagem ao longo da vida e estimula a imaginação, permitindo-lhes tornarem-se cidadãos responsáveis.”
In Manifesto da Biblioteca Escolar
In Manifesto da Biblioteca Escolar
RBOA - Rede de Bibliotecas Escolares de OA
Sobre mim
Biblioteca EB Comendador Angelo Azevedo
Professora Bibliotecária Ana Maria Neves
Assistente Operacional Rosa Cunha
E-mail:
Professora Bibliotecária Ana Maria Neves
Assistente Operacional Rosa Cunha
E-mail:
Biblioteca EBS Comendador Ângelo Azevedo
Biblioteca EB Maria Godinho
RBE (Rede de Bibliotecas Escolares)

MAABE - O Modelo de avaliação da biblioteca escolar é um instrumento criado pelo Gabinete RBE para que as bibliotecas possam, de uma forma estruturada e fundamentada, realizar a avaliação da sua acção e definir estratégias de melhoria e desenvolvimento das suas práticas nos diferentes domínios de actuação. A disponibilização desta aplicação informática complementa o conjunto de materiais produzidos pelo Gabinete RBE para a aplicação do Modelo e já acessíveis.
PNL - Plano Nacional de Leitura
Ler, é para já!
Citação

"Leio e estou liberto, adquiro objectividade. Deixei de ser eu e disperso. E o que leio, em vez de ser um trajo meu que mal vejo e por vezes me pesa, é a grande clareza do mundo externo." Fernando Pessoa
Lê Um Livro Vê o Filme

O RAPAZ DO PIJAMA ÀS RISCA, de John Boyne, foi vencedor de dois prémios literários na Irlanda (o “Children’s Book of the Year” e o “Listener’s Choice Book of the Year”), bem como do “Bisto Children’s Book Award”, e foi nomeado para mais de 15 prémios literários internacionais, entre os quais o “British Book Award” no Reino Unido, o “Premio Paolo Ungary” em Itália, o “Prix Farmiente” na Bélgica, e o “Borders’ Original Voices Award” nos Estados Unidos. Foi ainda nomeado para a “Carnegie Medal” de 2007. O Rapaz do Pijama às Riscas foi originalmente publicado no Reino Unido em 2006, simultaneamente em edições para jovens e para adultos. Encontra-se actualmente traduzido em 32 línguas.. Livros adaptados para cinema
Biblioteca Digital
Apoio ao estudo
Sítios de interesse
Seguidores
Arquivo
- junho (3)
- abril (1)
- março (1)
- fevereiro (5)
- dezembro (1)
- novembro (1)
- outubro (4)
- setembro (1)
- junho (1)
- maio (3)
- abril (2)
- março (2)
- outubro (1)
- junho (1)
- fevereiro (1)
- janeiro (1)
- outubro (4)
- maio (6)
- abril (2)
- março (4)
- fevereiro (2)
- janeiro (1)
- dezembro (4)
- novembro (2)
- outubro (4)
- setembro (1)
- maio (1)
- abril (7)
- março (6)
- fevereiro (4)
- janeiro (5)
- novembro (9)
- outubro (5)
- setembro (4)
- maio (6)
- abril (1)
- março (8)
- fevereiro (9)
- janeiro (4)
- dezembro (2)
- novembro (3)
- outubro (12)
- setembro (3)
- julho (4)
- maio (3)
- abril (2)
- março (10)
- fevereiro (9)
- janeiro (6)
- dezembro (6)
- novembro (5)
- outubro (6)
Número total de visualizações de páginas
Com tecnologia do Blogger.
0 comentários: