quarta-feira, 2 de abril de 2014

Dia Internacional do Livro Infantil - 2 de abril



"Imagina as nações através das histórias"

No dia 2 de abril, a PB Ana Neves dinamizou uma sessão de leitura para os alunos do pré-escolar, S1 e S2, da EB/JI Comendador Ângelo Azevedo.

"Queres brincar comigo? foi a obra selecionada para assinalar esta data.




CARTA ÀS CRIANÇAS DE TODO O MUNDO

Os leitores perguntam muitas vezes aos escritores como é que escrevem as suas histórias – de onde vêm as ideias? Da minha imaginação, responde o escritor. Ah, sim, dizem os leitores. Mas onde fica a imaginação, de que é que ela é feita, e será que todos temos uma?

Bem, diz o escritor, fica na minha cabeça, claro, e é feita de imagens e palavras e memórias e vestígios de outras histórias e palavras e fragmentos de coisas e melodias e pensamentos e rostos e monstros e formas e palavras e movimentos e palavras e ondas e arabescos e paisagens e palavras e perfumes e sentimentos e cores e ritmos e pequenos cliques e flashes e sabores e explosões de energia e enigmas e brisas e palavras. E fica tudo a girar lá dentro e a cantar e a parecer um caleidoscópio e a flutuar e a pousar e a pensar e a arranhar a cabeça.

Claro que todos temos uma imaginação: se assim não fosse, não seríamos capazes de sonhar. Contudo, nem todas as imaginações são feitas das mesmas coisas. A imaginação dos cozinheiros tem sobretudo paladares, e a dos artistas mais cores e formas. Mas a imaginação dos escritores está cheia de palavras.

E nos leitores e ouvintes das histórias, as imaginações fazem-se com palavras também. A imaginação do escritor trabalha e gira e molda ideias e sons e vozes e personagens e acontecimentos numa história, e a história é apenas feita de palavras, batalhões de rabiscos que marcham ao longo das páginas. E depois chega o leitor e os rabiscos ganham vida. Ficam na página, parecem ainda rabiscos, mas também brincam na imaginação do leitor, e o leitor começa igualmente a desenhar e a rodar as palavras de modo a que a história se crie agora na sua cabeça, tal como tinha acontecido na cabeça do escritor.

É por isso que o leitor é tão importante para a história como o escritor. Há apenas um escritor para cada história, mas há centenas ou milhares ou mesmo milhões de leitores, na própria língua do escritor ou traduzida para muitas línguas. Sem o escritor, a história nunca teria nascido; mas sem os milhares de leitores em todo o mundo, a história não viveria todas as vidas que pode viver.

Cada leitor de uma história tem alguma coisa em comum com os outros leitores da mesma história. Separadamente, mas também em conjunto, eles recriam a história do escritor com a sua própria imaginação: um ato ao mesmo tempo privado e público, individual e coletivo, íntimo e internacional. Isto deve ser o aquilo que o ser humano faz melhor.

Continua a ler!

Siobhán Parkinson
Autora, editora, tradutora e distinguida com o Laureate na nÓg (Children’s Laureate of Ireland).
Tradução: Maria Carlos Loureiro

0 comentários:

HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA

HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA
História da Língua Portuguesa [em linha]

Revista n.º 1 AVCOA - Tema "Bibliotecas Escolares"

Ano Internacional para o entendimento Global

Ano Internacional para o entendimento Global
Ano Internacional para o entendimento Global

Ano Internacional da Agricultura Familiar

Ano Internacional da Agricultura Familiar
O Ano Internacional da Agricultura Familiar será celebrado em 2014 por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas em reconhecimento à contribuição da agricultura familiar para a segurança alimentar e para a erradicação da pobreza no mundo.

Ano europeu do cérebro

Ano europeu do cérebro
Mudar a forma como os europeus pensam sobre os seus cérebros O Conselho Europeu do Cérebro comprometeu a fazer 2014 o Ano Europeu do Cérebro. Esta iniciativa rapidamente ganhou apoio significativo de mais de 200 organizações que representam pacientes, comunidades científicas, profissionais de saúde e da indústria em todas as áreas de distúrbios cerebrais. Combinado com o apoio de um número de comissários europeus, o projeto também recebeu apoio significativo e entusiasta de dentro do Parlamento Europeu e os Estados-Membros da UE. Ao lançar o Ano do Cérebro na Europa em 2014, um programa para sensibilizar e educar, pretendemos ter um impacto significativo por desafiar as percepções atuais.

Siga-nos no Twitter

"Amor de Perdição" - 150º aniversário

2013 Ano Internacional de Cooperação pela Água

Dia da Internet Segura RBE

SEGURANET

SEGURANET
Semana da Internet Segura de 4 a 16 de fevereiro

Dia da Internet Segura

Dia da Internet Segura
5 de fevereiro

SeguraNet - BD

SeguraNet - BD
Conselhos sobre o uso seguro da Internet em Banda Desenhada

GUIMARÃES CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA

GUIMARÃES CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA
PROGRAMA/AGENDA

BRAGA CAPITAL EUROPEIA DA JUVENTUDE

BRAGA CAPITAL EUROPEIA DA JUVENTUDE
Portal da Juventude - Braga

Conversor Ortográfico

Conversor Ortográfico
Usa o conversor ortográfico para te ajudar a converter qualquer texto na nova ortografia do português

Bookcrossing

Bookcrossing
O Bookcrossing é um clube de livros global, que atravessa o tempo e o espaço. É um grupo de leitura que não conhece limites geográficos. Os seus membros gostam tanto de livros que não se importam de se separar deles, libertando-os, para que possam ser encontrados por outros.

VISITA VIRTUAL A MUSEUS

VISITA VIRTUAL A MUSEUS
Visitar os melhores museus sem sair de casa.

PORDATA - Estatística na BE

PORDATA - Estatística na BE
Base de Dados Portugal Contemporâneo

ALEA - Estatística na BE

ALEA - Estatística na BE
Acção Local de Estatística Aplicada

2011 - Ano Internacional das Florestas

2011 - Ano Internacional das Florestas
A Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) adoptou a Resolução A / RES / 61/ 93 em 20 de Dezembro, declarando 2011 como Ano Internacional das Florestas.

BIBLIOTECA ESCOLAR EB CAA

"A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade actual, baseada na informação e no conhecimento. A biblioteca escolar desenvolve nos alunos competências para a aprendizagem ao longo da vida e estimula a imaginação, permitindo-lhes tornarem-se cidadãos responsáveis.”

In
Manifesto da Biblioteca Escolar

Sobre mim

Biblioteca EB Comendador Angelo Azevedo


Professora Bibliotecária Ana Maria Neves

Assistente Operacional Rosa Cunha

E-mail:

Biblioteca EBS Comendador Ângelo Azevedo


Biblioteca EB Maria Godinho

RBE (Rede de Bibliotecas Escolares)

RBE (Rede de Bibliotecas Escolares)
MAABE - O Modelo de avaliação da biblioteca escolar é um instrumento criado pelo Gabinete RBE para que as bibliotecas possam, de uma forma estruturada e fundamentada, realizar a avaliação da sua acção e definir estratégias de melhoria e desenvolvimento das suas práticas nos diferentes domínios de actuação. A disponibilização desta aplicação informática complementa o conjunto de materiais produzidos pelo Gabinete RBE para a aplicação do Modelo e já acessíveis.

PNL - Plano Nacional de Leitura

PNL - Plano Nacional de Leitura
O Plano Nacional de Leitura tem como objectivo central elevar os níveis de literacia dos portugueses e colocar o país a par dos nossos parceiros europeus.

Ler, é para já!

Ler, é para já!
Ler, é para já! é um programa dirigido a jovens e adultos com poucos hábitos de leitura que necessitam de aumentar os níveis de literacia e de consolidar as aprendizagens necessárias à qualificação profissional.

Citação

Citação
"Leio e estou liberto, adquiro objectividade. Deixei de ser eu e disperso. E o que leio, em vez de ser um trajo meu que mal vejo e por vezes me pesa, é a grande clareza do mundo externo." Fernando Pessoa

Lê Um Livro Vê o Filme

Lê Um Livro Vê o Filme
O RAPAZ DO PIJAMA ÀS RISCA, de John Boyne, foi vencedor de dois prémios literários na Irlanda (o “Children’s Book of the Year” e o “Listener’s Choice Book of the Year”), bem como do “Bisto Children’s Book Award”, e foi nomeado para mais de 15 prémios literários internacionais, entre os quais o “British Book Award” no Reino Unido, o “Premio Paolo Ungary” em Itália, o “Prix Farmiente” na Bélgica, e o “Borders’ Original Voices Award” nos Estados Unidos. Foi ainda nomeado para a “Carnegie Medal” de 2007. O Rapaz do Pijama às Riscas foi originalmente publicado no Reino Unido em 2006, simultaneamente em edições para jovens e para adultos. Encontra-se actualmente traduzido em 32 línguas.. Livros adaptados para cinema

Seguidores

Número total de visualizações de páginas

Com tecnologia do Blogger.