segunda-feira, 7 de abril de 2014
Estafeta de Leituras
A BE aderiu à proposta da BMFC e no âmbito das atividades "Abril, livros mil" participou na Estafeta de Leituras.
No dia 3 de abril, quinta-feira, as PB Isabel Pardal e Ana Neves dinamizaram uma sessão de leitura na BE da EB CAA para os alunos do 4.º ano e na EB/JI Faria de Baixo para os alunos do pré escolar, respetivamente.
No dia 7 de abril, a PB Ana Neves entregou a estafeta à educadora do Centro Social e Paroquial de Nogueira do Cravo com a leitura da obra "Queres brincar comigo?"
quarta-feira, 2 de abril de 2014
Dia Internacional do Livro Infantil - 2 de abril
"Imagina as nações através das histórias"
No dia 2 de abril, a PB Ana Neves dinamizou uma sessão de leitura para os alunos do pré-escolar, S1 e S2, da EB/JI Comendador Ângelo Azevedo.
"Queres brincar comigo? foi a obra selecionada para assinalar esta data.
CARTA ÀS CRIANÇAS DE TODO O MUNDO
Os leitores perguntam muitas vezes aos escritores como é que escrevem as suas histórias – de onde vêm as ideias? Da minha imaginação, responde o escritor. Ah, sim, dizem os leitores. Mas onde fica a imaginação, de que é que ela é feita, e será que todos temos uma?
Bem, diz o escritor, fica na minha cabeça, claro, e é feita de imagens e palavras e memórias e vestígios de outras histórias e palavras e fragmentos de coisas e melodias e pensamentos e rostos e monstros e formas e palavras e movimentos e palavras e ondas e arabescos e paisagens e palavras e perfumes e sentimentos e cores e ritmos e pequenos cliques e flashes e sabores e explosões de energia e enigmas e brisas e palavras. E fica tudo a girar lá dentro e a cantar e a parecer um caleidoscópio e a flutuar e a pousar e a pensar e a arranhar a cabeça.
Claro que todos temos uma imaginação: se assim não fosse, não seríamos capazes de sonhar. Contudo, nem todas as imaginações são feitas das mesmas coisas. A imaginação dos cozinheiros tem sobretudo paladares, e a dos artistas mais cores e formas. Mas a imaginação dos escritores está cheia de palavras.
E nos leitores e ouvintes das histórias, as imaginações fazem-se com palavras também. A imaginação do escritor trabalha e gira e molda ideias e sons e vozes e personagens e acontecimentos numa história, e a história é apenas feita de palavras, batalhões de rabiscos que marcham ao longo das páginas. E depois chega o leitor e os rabiscos ganham vida. Ficam na página, parecem ainda rabiscos, mas também brincam na imaginação do leitor, e o leitor começa igualmente a desenhar e a rodar as palavras de modo a que a história se crie agora na sua cabeça, tal como tinha acontecido na cabeça do escritor.
É por isso que o leitor é tão importante para a história como o escritor. Há apenas um escritor para cada história, mas há centenas ou milhares ou mesmo milhões de leitores, na própria língua do escritor ou traduzida para muitas línguas. Sem o escritor, a história nunca teria nascido; mas sem os milhares de leitores em todo o mundo, a história não viveria todas as vidas que pode viver.
Cada leitor de uma história tem alguma coisa em comum com os outros leitores da mesma história. Separadamente, mas também em conjunto, eles recriam a história do escritor com a sua própria imaginação: um ato ao mesmo tempo privado e público, individual e coletivo, íntimo e internacional. Isto deve ser o aquilo que o ser humano faz melhor.
Continua a ler!
Siobhán Parkinson
Autora, editora, tradutora e distinguida com o Laureate na nÓg (Children’s Laureate of Ireland).
Tradução: Maria Carlos Loureiro
Subscrever:
Mensagens (Atom)
PÁGINAS
Revista n.º 1 AVCOA - Tema "Bibliotecas Escolares"
Siga-nos no Twitter
"Amor de Perdição" - 150º aniversário
Dia da Internet Segura
Bookcrossing
A minha Lista de blogues
2011 - Ano Internacional das Florestas
BIBLIOTECA ESCOLAR EB CAA
"A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade actual, baseada na informação e no conhecimento. A biblioteca escolar desenvolve nos alunos competências para a aprendizagem ao longo da vida e estimula a imaginação, permitindo-lhes tornarem-se cidadãos responsáveis.”
In Manifesto da Biblioteca Escolar
In Manifesto da Biblioteca Escolar
RBOA - Rede de Bibliotecas Escolares de OA
Sobre mim
Biblioteca EB Comendador Angelo Azevedo
Professora Bibliotecária Ana Maria Neves
Assistente Operacional Rosa Cunha
E-mail:
Professora Bibliotecária Ana Maria Neves
Assistente Operacional Rosa Cunha
E-mail:
Biblioteca EBS Comendador Ângelo Azevedo
Biblioteca EB Maria Godinho
Citação
Lê Um Livro Vê o Filme
Biblioteca Digital
Apoio ao estudo
Sítios de interesse
Seguidores
Arquivo
- junho (3)
- abril (1)
- março (1)
- fevereiro (5)
- dezembro (1)
- novembro (1)
- outubro (4)
- setembro (1)
- junho (1)
- maio (3)
- abril (2)
- março (2)
- outubro (1)
- junho (1)
- fevereiro (1)
- janeiro (1)
- outubro (4)
- maio (6)
- abril (2)
- março (4)
- fevereiro (2)
- janeiro (1)
- dezembro (4)
- novembro (2)
- outubro (4)
- setembro (1)
- maio (1)
- abril (7)
- março (6)
- fevereiro (4)
- janeiro (5)
- novembro (9)
- outubro (5)
- setembro (4)
- maio (6)
- abril (1)
- março (8)
- fevereiro (9)
- janeiro (4)
- dezembro (2)
- novembro (3)
- outubro (12)
- setembro (3)
- julho (4)
- maio (3)
- abril (2)
- março (10)
- fevereiro (9)
- janeiro (6)
- dezembro (6)
- novembro (5)
- outubro (6)
Número total de visualizações de páginas
Com tecnologia do Blogger.