segunda-feira, 7 de outubro de 2013

5 de outubro

DIA MUNDIAL DO PROFESSOR




Mais informações  no Site da Unesco 


Filme
http://www.fne.pt/content/item/show/id/6064



Implantação da República


A República Portuguesa foi proclamada em Lisboa a 5 de outubro de 1910. Nesse dia foi organizado um governo provisório, que tomou o controlo da administração do país, chefiado por Teófilo Braga, um dos teorizadores do movimento republicano nacional. Iniciava-se um processo que culminou na implantação de um regime republicano, que definitivamente afastou a monarquia.

Este governo, pelos decretos de 14 de março, 5, 20 e 28 de abril de 1911, impôs as novas regras da eleição dos deputados da Assembleia Constituinte, reunida pela primeira vez a 19 de junho desse ano, numa sessão onde foi sancionada a revolução republicana; foi abolido o direito da monarquia; e foi decretada uma república democrática, que veio a ser dotada de uma nova Constituição, ainda em 1911.
A implantação da República é resultante de um longo processo de mutação política, social e mental, onde merecem um lugar de destaque os defensores da ideologia republicana, que conduziram à formação do Partido Republicano Português (PRP), no final do século XIX.
O Ultimato inglês, de 11 de janeiro de 1890, e a atitude da monarquia portuguesa perante este ato precipitaram o desenvolvimento deste partido no nosso país. De 3 de abril de 1876, quando foi eleito o Diretório Republicano Democrático, até 1890, altura em que se sentia a reação contra o Ultimato e acrítica da posição da monarquia, a oposição ao regime monárquico era heterogénea e desorganizada. Contudo a "massa eleitoral" deste partido conseguiu uma representação no Parlamento em 1879, apesar de pouco significativa, numa altura em que a oposição ao regime era partilhada nomeadamente com os socialistas, também eles pouco influentes entre a população.
Em 1890, o partido surgiu quase do vazio, para um ano depois do Ultimato publicar um manifesto, elaborado pelo Diretório, em que colaboraram: Azevedo e Silva; Bernardino Pinheiro; Francisco Homem Cristo; Jacinto Nunes; Manuel de Arriaga e Teófilo Braga. Este manifesto saiu a 11 de janeiro de 1891, umas semanas antes da tentativa falhada de implantar a República de 31 de janeiro.
Após o desaire desta tentativa, o partido enfrentou grandes dificuldades; no entanto, a 13 de outubro de1878, fora eleito o primeiro representante republicano, o deputado José Joaquim Rodrigues de Freitas.
Os representantes republicanos, no primeiro período da sessão legislativa de 1884, eram José Elias Garcia e Manuel de Arriaga. No segundo período foi a vez de Elias Garcia e Zéfimo Consiglieri Pedroso. Estes dois últimos estiveram também nas sessões de 1885 a 1889.
Para o primeiro período da sessão legislativa de 1890 foram eleitos os deputados Rodrigues de Freitas e José Maria Latino Coelho, e para o segundo período dessa sessão Bernardino Pereira Pinheiro, Elias Garcia, Latino Coelho e Manuel de Arriaga.
Na sessão de 1891, ano em que faleceram Elias Garcia (22 de abril) e Latino Coelho (29 de agosto)pontificavam os quatro deputados da sessão anterior; na de 1892 foram Bernardino Pinheiro, Manuel de Arriaga e Eduardo de Abreu; na de 1893 Eduardo Abreu, Francisco Teixeira de Queirós e José Jacinto Nunes; e passado um ano, em 1894, o mesmo Eduardo de Abreu e Francisco Gomes da Silva. Desta data e até 1900 não houve mais representação republicana. Nesta fase, em que esteve afastado do Parlamento, o partido empenhou-se na sua organização interna.
Nos últimos quinze anos de vida da monarquia portuguesa o Diretório do Porto e o P.R.P., apesar de algumas divergências, trabalharam em conjunto. Na cidade do Porto o periódico A Voz Pública desempenhou um papel importante em prol da propagação dos ideais republicanos, tal como os de Duarte Leite, lente da Academia Politécnica. Em Lisboa circulavam O Mundo, desde 1900, e A Luta, desde 1906.
Após um período de grande repressão, o movimento republicano entrou de novo na corrida das legislativas em 1900, conseguindo quatro deputados: Afonso Costa, Alexandre Braga, António José de Almeida e João Meneses.
Nas eleições de 5 de abril de 1908, a última legislativa na vigência da monarquia, foram eleitos, além dos quatro deputados das eleições transatas, Estêvão Vasconcelos, José Maria de Moura Barata e Manuel de Brito Camacho. A implantação do republicanismo entre o eleitorado crescia de forma evidente.

Nas eleições de 28 de agosto de 1910 o partido teve um resultado arrasador, elegendo dez deputados por Lisboa. E a 5 de outubro desse ano era proclamada a República Portuguesa.


Implantação da República. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult. 2013-10-07].

Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/$implantacao-da-republica>.



0 comentários:

HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA

HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA
História da Língua Portuguesa [em linha]

Revista n.º 1 AVCOA - Tema "Bibliotecas Escolares"

Ano Internacional para o entendimento Global

Ano Internacional para o entendimento Global
Ano Internacional para o entendimento Global

Ano Internacional da Agricultura Familiar

Ano Internacional da Agricultura Familiar
O Ano Internacional da Agricultura Familiar será celebrado em 2014 por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas em reconhecimento à contribuição da agricultura familiar para a segurança alimentar e para a erradicação da pobreza no mundo.

Ano europeu do cérebro

Ano europeu do cérebro
Mudar a forma como os europeus pensam sobre os seus cérebros O Conselho Europeu do Cérebro comprometeu a fazer 2014 o Ano Europeu do Cérebro. Esta iniciativa rapidamente ganhou apoio significativo de mais de 200 organizações que representam pacientes, comunidades científicas, profissionais de saúde e da indústria em todas as áreas de distúrbios cerebrais. Combinado com o apoio de um número de comissários europeus, o projeto também recebeu apoio significativo e entusiasta de dentro do Parlamento Europeu e os Estados-Membros da UE. Ao lançar o Ano do Cérebro na Europa em 2014, um programa para sensibilizar e educar, pretendemos ter um impacto significativo por desafiar as percepções atuais.

Siga-nos no Twitter

"Amor de Perdição" - 150º aniversário

2013 Ano Internacional de Cooperação pela Água

Dia da Internet Segura RBE

SEGURANET

SEGURANET
Semana da Internet Segura de 4 a 16 de fevereiro

Dia da Internet Segura

Dia da Internet Segura
5 de fevereiro

SeguraNet - BD

SeguraNet - BD
Conselhos sobre o uso seguro da Internet em Banda Desenhada

GUIMARÃES CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA

GUIMARÃES CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA
PROGRAMA/AGENDA

BRAGA CAPITAL EUROPEIA DA JUVENTUDE

BRAGA CAPITAL EUROPEIA DA JUVENTUDE
Portal da Juventude - Braga

Conversor Ortográfico

Conversor Ortográfico
Usa o conversor ortográfico para te ajudar a converter qualquer texto na nova ortografia do português

Bookcrossing

Bookcrossing
O Bookcrossing é um clube de livros global, que atravessa o tempo e o espaço. É um grupo de leitura que não conhece limites geográficos. Os seus membros gostam tanto de livros que não se importam de se separar deles, libertando-os, para que possam ser encontrados por outros.

VISITA VIRTUAL A MUSEUS

VISITA VIRTUAL A MUSEUS
Visitar os melhores museus sem sair de casa.

PORDATA - Estatística na BE

PORDATA - Estatística na BE
Base de Dados Portugal Contemporâneo

ALEA - Estatística na BE

ALEA - Estatística na BE
Acção Local de Estatística Aplicada

2011 - Ano Internacional das Florestas

2011 - Ano Internacional das Florestas
A Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) adoptou a Resolução A / RES / 61/ 93 em 20 de Dezembro, declarando 2011 como Ano Internacional das Florestas.

BIBLIOTECA ESCOLAR EB CAA

"A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade actual, baseada na informação e no conhecimento. A biblioteca escolar desenvolve nos alunos competências para a aprendizagem ao longo da vida e estimula a imaginação, permitindo-lhes tornarem-se cidadãos responsáveis.”

In
Manifesto da Biblioteca Escolar

Sobre mim

Biblioteca EB Comendador Angelo Azevedo


Professora Bibliotecária Ana Maria Neves

Assistente Operacional Rosa Cunha

E-mail:

Biblioteca EBS Comendador Ângelo Azevedo


Biblioteca EB Maria Godinho

RBE (Rede de Bibliotecas Escolares)

RBE (Rede de Bibliotecas Escolares)
MAABE - O Modelo de avaliação da biblioteca escolar é um instrumento criado pelo Gabinete RBE para que as bibliotecas possam, de uma forma estruturada e fundamentada, realizar a avaliação da sua acção e definir estratégias de melhoria e desenvolvimento das suas práticas nos diferentes domínios de actuação. A disponibilização desta aplicação informática complementa o conjunto de materiais produzidos pelo Gabinete RBE para a aplicação do Modelo e já acessíveis.

PNL - Plano Nacional de Leitura

PNL - Plano Nacional de Leitura
O Plano Nacional de Leitura tem como objectivo central elevar os níveis de literacia dos portugueses e colocar o país a par dos nossos parceiros europeus.

Ler, é para já!

Ler, é para já!
Ler, é para já! é um programa dirigido a jovens e adultos com poucos hábitos de leitura que necessitam de aumentar os níveis de literacia e de consolidar as aprendizagens necessárias à qualificação profissional.

Citação

Citação
"Leio e estou liberto, adquiro objectividade. Deixei de ser eu e disperso. E o que leio, em vez de ser um trajo meu que mal vejo e por vezes me pesa, é a grande clareza do mundo externo." Fernando Pessoa

Lê Um Livro Vê o Filme

Lê Um Livro Vê o Filme
O RAPAZ DO PIJAMA ÀS RISCA, de John Boyne, foi vencedor de dois prémios literários na Irlanda (o “Children’s Book of the Year” e o “Listener’s Choice Book of the Year”), bem como do “Bisto Children’s Book Award”, e foi nomeado para mais de 15 prémios literários internacionais, entre os quais o “British Book Award” no Reino Unido, o “Premio Paolo Ungary” em Itália, o “Prix Farmiente” na Bélgica, e o “Borders’ Original Voices Award” nos Estados Unidos. Foi ainda nomeado para a “Carnegie Medal” de 2007. O Rapaz do Pijama às Riscas foi originalmente publicado no Reino Unido em 2006, simultaneamente em edições para jovens e para adultos. Encontra-se actualmente traduzido em 32 línguas.. Livros adaptados para cinema

Seguidores

Número total de visualizações de páginas

Com tecnologia do Blogger.