quinta-feira, 31 de março de 2011

2 de Abril Dia Internacional do Livro Infantil

Para assinalar esta data a DGLB publicou um cartaz, que distribuiu por Bibliotecas Municipais e livrarias, da autoria de Bernardo Carvalho, vencedor da 14ª edição do Prémio Nacional de Ilustração.




O IBBY (International Board on Books for Young People) divulga anualmente uma mensagem de incentivo à leitura dirigida às crianças de todo o mundo. Este ano a mensagem pertence a Aino Pervik* e chama-se The Book Remembers. A versão traduzida para português chama-se O livro recorda (tradução de José António Gomes).

O cartaz do IBBY é da autoria da ilustradora Jüri Mildeberg e a Mensagem é da escritora estónia Aino Pervik*.

O IBBY divulga este ano os cartazes produzidos para o Dia Internacional do Livro Infantil desde 1995 até 2011 (Cartazes IBBY).

* Nascida em 1932, na Estónia, Aino Pervik publicou cerca de meia centena de livros para crianças, a par de poesia e narrativas para adultos. Distinguida com vários e prestigiosos prémios e traduzida em diversas línguas, obras suas têm sido adaptadas ao teatro e ao cinema. A velha mãe Kunks, Arabella, a filha do pirata, Paula aprende a sua língua (integrado numa série protagonizada pela mesma personagem), são apenas três dos seus títulos mais conhecidos.

segunda-feira, 28 de março de 2011

26 de Março Dia do Livro Português e 27 de Março Dia Mundial do Teatro

Para assinalar estas duas datas a BE/CR CAA aconselha a leitura do livro Uma Estrela viaja na Cidade escrito por Papiano Carlos e ilustrado por Elsa Lé.


Ler aqui


Numa iniciativa da Sociedade Portuguesa de Autores tem-se vindo a assinalar, a 26 de Março, o Dia do Livro Português, data em que foi impresso o primeiro livro em Portugal.

O Pentateuco em Hebraico foi o primeiro livro impresso em Portugal a 26 de Março de 1487, nas oficinas do judeu Samuel Gacon, na Vila-a-Dentro, em Faro.


 Em 1497 foi impresso no Porto, o primeiro livro totalmente escrito em Português que foi impresso e produzido pelo impressor português, Rodrigo Álvares com o título Constituições que fez o Senhor Dom Diogo de Sousa, Bispo do Porto.

Ao longo dos séculos, o livro tem tido diversas funções, destacando-se a evolução do saber e do ser da Humanidade, como grande veículo promotor da cultura, da educação, da ciência e de uma verdadeira e autêntica democratização.








segunda-feira, 21 de março de 2011

21 de Março Dia Mundial da Poesia

A professora Helena Antunes elaborou com os seus alunos Almofadas de Poesia com o objectivo de assinalar esta data.

A BE/CR ficou mais bela com as palvras bordadas por este grupo de alunos.




domingo, 20 de março de 2011

SEMANA DA LEITURA

Durante a semana de 14 a 18 de Março decorreu a Semana da Leitura tendo como tema o TEATRO.
Foram muitas as actividades implementadas em todos os estabelecimentos de ensino do Agrupamento, desde o Pré-Escolar ao 3º Ciclo.

EB Comendador Ângelo Azevedo


14 de Março

Sessão solene de abertura da Semana da Leitura












À Conversa com o escritor Nuno Higino e o ilustrador José Emídio

Exposição de Recriação de Ilustrações


Exposição de Máscaras na BE












Feira do Livro







15 de Março

Ateliê de marcadores de livros
Dramatização de uma obra pelos alunos das T1 e T2 da EB1 do Largo da Feira
Apresentação do trabalho realizado sobre a obra A Manta pelos alunos da T4 da EB1 Largo da Feira, aos pais e avós.
Workshop com o actor Pedro Lacerda para os alunos do 8º ano
Apresentação dos trabalhos de pesquisa realizados pelo grupo EFA





Ao longo da semana

JI de Bustelo



JI Largo da Feira

Visita de uma mãe ao JI para contar uma história.

Elaboração de um cartaz

Partilha com a EB1 Largo da Feira do poema "Trocas e Baldrocas".

Partilha com a EB1 Largo da Feira do poema "Trocas e Baldrocas".

Teatro de fantoches feito pelas crianças.

Teatro de fantoches feito pelas crianças.

JI SÃO ROQUE Sala 1

Teatro "Fui à Feira"

Teatro "As Vogais"




EB1 Professora Elvira Fernandes Dias



Autores Portugueses de Teatro


Queridos Avós sejam Bem-Vindos




"O CARTAZ DA MINHA ESCOLA"

Propostas de cartazes realizados pelos alunos do 3º Ciclo no âmbito do concurso do PNL "O Cartaz da Minha Escola".



JI SÃO ROQUE

O teatro da EB 1 de S. Roque - articulação com o 1º Ciclo


Teatro "Romance das 10 meninas casadoiras" da sala 2

Exposição Máscaras na Biblioteca



EB1 de São Roque





quinta-feira, 10 de março de 2011

14 de Março à Conversa com Nuno Higino e José Emídio



No dia 14 de Março, segunda-feira, os alunos do 2º Ciclo vão receber o escritor Nuno Higíno e o Ilustrador José Emidio, autores da obra A Maçã Vermelha – viagem à infância de Sophia de Mello Breyner Andresen, trabalhada pelos alunos.

Partindo de personagens, objectos, temas caros a Sophia, Nuno Higino constrói uma narrativa onde parece descobrir-se a génese da poética desta autora portuguesa, possivelmente uma das mais marcantes do século XX.

Entre a realidade e a fantasia, a narrativa acompanha o universo interior de uma criança especialmente atenta a tudo o que a rodeia e capaz, por isso mesmo, de captar a poesia que se esconde nas coisas do quotidiano.

As imagens completam o texto, recriando alguns dos elementos mais marcantes da estética sophiana e funcionando, em ligação com o texto, como apelo para a leitura da obra desta autora (Ramos, Ana in Casa da Leitura).




Nuno Higino, natural de Sendim, Felgueiras, doutorado em Filosofia Crítica e Estética, já escreveu mais de duas mãos cheias de livros.





O livro, “A Maçã Vermelha”, publicado em 2007 pela editora Letras e Coisas, é uma “viagem à infância de Sophia de Mello B. Andresen”.

Já velha conhecida dos alunos, Sophia é a protagonista da história, por isso alguns dos trechos do tecido textual são decalques da sua obra.

Há reminiscências do Cavaleiro da Dinamarca que regressa a casa depois de longa ausência como peregrino, ou da Menina do Mar que era feita de água e que brincava na praia que ficava em frente à fruteira que continha uma maçã muito especial.
terça-feira, 8 de março de 2011

ENTRUDO





Já na Idade Média, se costumava comemorar o período carnavalesco em Portugal com toda uma série de brincadeiras que variavam de aldeia para aldeia. Em algumas notava-se a presença de grandes bonecos, chamados genericamente de "entrudos".
A festa do Carnaval - Entrudo -  remonta à Idade Média e foi sempre marcada pela subversão da ordem estabelecida.
Nos dias do Entrudo, o "mundo" era virado às avessas:
  • o diabo andava à solta,
  • a dança e os folguedos tomava conta dos corpos,
  • os mascarados aterrorizavam as pessoas, os homens vestiam-se de mulheres,
  • terminando com a morte do rei.
Em Portugal, o entrudo, era essencialmente uma festa de rua que os foliões tomavam de assalto.


Uma amostra deste espírito carnavalesco (subversivo e de crítica social) subsiste ainda na cidade de Torres Vedras: O Carnaval inicia-se com a entronização da família real: o rei ( "rei mono", cornudo) e a rainha do sexo masculino. Depois começam os combates e as brincadeiras nas ruas, os desfiles de Zés Pereiras, Cabeçudos, trapalhões, matrafonas, terminando no enterro do entrudo (rei Mono).

Carnaval de Torres Vedras, mantendo a fidelidade às tradições do Entrudo português, por isso, se reclamando, o "mais português de Portugal", caracteriza-se pela participação espontânea dos cidadãos, mesmo nos Corsos organizados.

Como afirma um estudioso da etnografia, essa participação "é desejada para a animação do desfile e assim vemos os mais variados foliões nos espaços entre os carros, fazendo a sua festa, exibindo as suas máscaras e facécias, pregando as suas partidas, enquanto simples curiosos, mesmo à paisana, podem ir ao lado dos mascarados" (in José Alberto Sardinha, Tradições Musicais da Estremadura, Tradisom; 2001, p. 199);

A forte carga satírica aos costumes, com uma grande componente de ironia política e social, assumindo, na Tradição do Entrudo português, um palco para a crítica aos "desconcertos do mundo" de tradição popular, é uma das imagens de marca do Carnaval torriense.

Esta fidelidade à matriz cultural do Entrudo português, traduz-se na arruada, na presença de Zés Pereiras e Cabeçudos, nas "matrafonas", no “Enterro do Entrudo”, e em muitas outras manifestações que fazem com que o Carnaval de Torres se reclame, justamente, desde há longos anos, o "Carnaval mais português de Portugal". Mais: é, actualmente, provavelmente, o único Carnaval português de Portugal, assumindo-se como uma forma de resistência à aculturação e de defesa do património cultural nacional.

8 de Março Dia Internacional da Mulher


Este ano, o Parlamento Europeu celebrou o centenário do Dia Internacional da Mulher com uma série de eventos realizados entre 3 e 8 de Março, em Bruxelas e Estrasburgo. Registando os progressos alcançados em termos económicos, políticos e sociais, os eventos alertaram igualmente para as desigualdades subsistentes, sobretudo em matéria de pobreza feminina, diferença salarial, acesso ao emprego e protecção da maternidade.



 




FELIZ DIA DA MULHER

 

HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA

HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA
História da Língua Portuguesa [em linha]

Revista n.º 1 AVCOA - Tema "Bibliotecas Escolares"

Ano Internacional para o entendimento Global

Ano Internacional para o entendimento Global
Ano Internacional para o entendimento Global

Ano Internacional da Agricultura Familiar

Ano Internacional da Agricultura Familiar
O Ano Internacional da Agricultura Familiar será celebrado em 2014 por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas em reconhecimento à contribuição da agricultura familiar para a segurança alimentar e para a erradicação da pobreza no mundo.

Ano europeu do cérebro

Ano europeu do cérebro
Mudar a forma como os europeus pensam sobre os seus cérebros O Conselho Europeu do Cérebro comprometeu a fazer 2014 o Ano Europeu do Cérebro. Esta iniciativa rapidamente ganhou apoio significativo de mais de 200 organizações que representam pacientes, comunidades científicas, profissionais de saúde e da indústria em todas as áreas de distúrbios cerebrais. Combinado com o apoio de um número de comissários europeus, o projeto também recebeu apoio significativo e entusiasta de dentro do Parlamento Europeu e os Estados-Membros da UE. Ao lançar o Ano do Cérebro na Europa em 2014, um programa para sensibilizar e educar, pretendemos ter um impacto significativo por desafiar as percepções atuais.

Siga-nos no Twitter

"Amor de Perdição" - 150º aniversário

2013 Ano Internacional de Cooperação pela Água

Dia da Internet Segura RBE

SEGURANET

SEGURANET
Semana da Internet Segura de 4 a 16 de fevereiro

Dia da Internet Segura

Dia da Internet Segura
5 de fevereiro

SeguraNet - BD

SeguraNet - BD
Conselhos sobre o uso seguro da Internet em Banda Desenhada

GUIMARÃES CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA

GUIMARÃES CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA
PROGRAMA/AGENDA

BRAGA CAPITAL EUROPEIA DA JUVENTUDE

BRAGA CAPITAL EUROPEIA DA JUVENTUDE
Portal da Juventude - Braga

Conversor Ortográfico

Conversor Ortográfico
Usa o conversor ortográfico para te ajudar a converter qualquer texto na nova ortografia do português

Bookcrossing

Bookcrossing
O Bookcrossing é um clube de livros global, que atravessa o tempo e o espaço. É um grupo de leitura que não conhece limites geográficos. Os seus membros gostam tanto de livros que não se importam de se separar deles, libertando-os, para que possam ser encontrados por outros.

VISITA VIRTUAL A MUSEUS

VISITA VIRTUAL A MUSEUS
Visitar os melhores museus sem sair de casa.

PORDATA - Estatística na BE

PORDATA - Estatística na BE
Base de Dados Portugal Contemporâneo

ALEA - Estatística na BE

ALEA - Estatística na BE
Acção Local de Estatística Aplicada

2011 - Ano Internacional das Florestas

2011 - Ano Internacional das Florestas
A Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) adoptou a Resolução A / RES / 61/ 93 em 20 de Dezembro, declarando 2011 como Ano Internacional das Florestas.

BIBLIOTECA ESCOLAR EB CAA

"A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade actual, baseada na informação e no conhecimento. A biblioteca escolar desenvolve nos alunos competências para a aprendizagem ao longo da vida e estimula a imaginação, permitindo-lhes tornarem-se cidadãos responsáveis.”

In
Manifesto da Biblioteca Escolar

Sobre mim

Biblioteca EB Comendador Angelo Azevedo


Professora Bibliotecária Ana Maria Neves

Assistente Operacional Rosa Cunha

E-mail:

Biblioteca EBS Comendador Ângelo Azevedo


Biblioteca EB Maria Godinho

RBE (Rede de Bibliotecas Escolares)

RBE (Rede de Bibliotecas Escolares)
MAABE - O Modelo de avaliação da biblioteca escolar é um instrumento criado pelo Gabinete RBE para que as bibliotecas possam, de uma forma estruturada e fundamentada, realizar a avaliação da sua acção e definir estratégias de melhoria e desenvolvimento das suas práticas nos diferentes domínios de actuação. A disponibilização desta aplicação informática complementa o conjunto de materiais produzidos pelo Gabinete RBE para a aplicação do Modelo e já acessíveis.

PNL - Plano Nacional de Leitura

PNL - Plano Nacional de Leitura
O Plano Nacional de Leitura tem como objectivo central elevar os níveis de literacia dos portugueses e colocar o país a par dos nossos parceiros europeus.

Ler, é para já!

Ler, é para já!
Ler, é para já! é um programa dirigido a jovens e adultos com poucos hábitos de leitura que necessitam de aumentar os níveis de literacia e de consolidar as aprendizagens necessárias à qualificação profissional.

Citação

Citação
"Leio e estou liberto, adquiro objectividade. Deixei de ser eu e disperso. E o que leio, em vez de ser um trajo meu que mal vejo e por vezes me pesa, é a grande clareza do mundo externo." Fernando Pessoa

Lê Um Livro Vê o Filme

Lê Um Livro Vê o Filme
O RAPAZ DO PIJAMA ÀS RISCA, de John Boyne, foi vencedor de dois prémios literários na Irlanda (o “Children’s Book of the Year” e o “Listener’s Choice Book of the Year”), bem como do “Bisto Children’s Book Award”, e foi nomeado para mais de 15 prémios literários internacionais, entre os quais o “British Book Award” no Reino Unido, o “Premio Paolo Ungary” em Itália, o “Prix Farmiente” na Bélgica, e o “Borders’ Original Voices Award” nos Estados Unidos. Foi ainda nomeado para a “Carnegie Medal” de 2007. O Rapaz do Pijama às Riscas foi originalmente publicado no Reino Unido em 2006, simultaneamente em edições para jovens e para adultos. Encontra-se actualmente traduzido em 32 línguas.. Livros adaptados para cinema

Seguidores

Número total de visualizações de páginas

Com tecnologia do Blogger.